Consciência, Prática, yoga vivência

Desperte sua melhor versão

Formas em preto e branco – vivência do dia – Dez/2023

No caminho da espiritualidade

Estamos com pressa em um tempo que requer paciência, tendo em vista o excesso de distrações que nos desconecta da real natureza. É necessário se manter em sintonia, vibrando na energia positiva que nos eleva e continuar o caminho do autoconhecimento com a coragem despertada pelo poder interno. Como passamos muito tempo do nosso dia voltados à sobrevivência pelas coisas materiais, nos falta desenvolver mais as conexões profundas do nosso ser. O yoga nos oferece ampliar esse olhar. Retire-se por vezes da intensidade da vida cotidiana e reserve um tempo voltado apenas para sua (r)evolução espiritual.

Um tempo que nos chama para abrir o coração e eliminar o que não faz mais sentido. O tempo de luz requer purificar corpo-mente, e o yoga vem nos mostrar direções que vão contribuir para explorarmos as novas experiências com mais confiança nos ritmos da vida. Você só se movimenta se tem uma direção, um propósito. E não só isso. Também, fazer brilhar a sua luz, despertando sua melhor versão e na conservação da energia preciosa, fazer refletir a clareza de direção na vida. Por isso, acredite no seu potencial e tenha paciência com seu processo, aprendendo a se movimentar na impermanência da vida. Toda a sua dedicação alinhada ao autoconhecimento retorna em frutos, que serão compartilhados com outras pessoas fortalecendo a teia da vida.

Quando no caminho do autoconhecimento, nos libertando das limitações negativas que nos cercam e ampliando o olhar sobre a própria existência, é comum se encontrar na ansiedade e querer acelerar a caminhada. Porém, nessa transição é necessário ter paciência e deixar que tudo se ajuste tomando o seu lugar e encontrando a sua ordem natural. Desacelere e se mantenha no presente, despertando clareza quanto ao seu propósito de vida e canalizando a energia necessária para manifestar seu caminho espiritual.

Cuidar da mente

E quando tudo parecer não fazer sentido, volte-se ao momento presente e se acolha, se ame e se reinvente. Volte-se para práticas que alimentem positivamente a sua mente e também a sua alma. Finalize os ciclos que já se encerraram, mas estão ainda ativos na mente que revive memórias passadas. Invoque sim as lições do passado e se abra para as infinitas possibilidades do futuro, iniciando um novo ciclo no presente. Se permita receber o melhor que a vida vem te oferecer, pois todas as suas boas realizações darão certo e todo obstáculo visto como intransponível será vencido. E nem sempre será fácil se acolher no agora, quando passado e futuro se atropelam no corredor da vida cotidiana. Em meio a crise é necessário desacelerar, retomar a respiração consciente e não se deixar abalar com os dramas antigos e tão pouco com as (pré)ocupações que não sabemos se existirão. Busque desenvolver a consciência sobre as suas habilidades e potencial, se mantendo no presente e vivendo plenamente o agora com fé e disposição.

O yoga nos convida, além de manter o corpo saudável, cuidar da mente preservando a qualidade dos pensamentos. Somos bombardeados diariamente com informações maquiadas de superficialidade e até agressividade, nos levando acreditar nas falsas promessas. O convite é cuidar da mente e filtrar os pensamentos para que o negativismo alheio não nos contamine gerando mais tendências à agressividade consciente ou inconsciente. Cultive a não-violência dentro de você, naturalmente irradiando a paz e a harmonia para todos os seres.

Pratique o silêncio e se acolha amorosamente

Volte-se ao silêncio para que nele possa se guiar pela voz do coração. Nesse momento de total concentração, a atenção é levada para ouvir e assimilar os aprendizados contidos em cada experiência, eliminando o que tenta nos diminuir. O silêncio faz transbordar tudo. A prática aliada a sua vontade, determinam onde você quer estar, assumindo o controle da sua vida e seguindo a jornada com mais segurança e disposição para as transformações que viemos realizar. Nosso tempo atual exige muito da mente e por outro lado, conduz os pensamentos para se perder nas armadilhas do ego. Busque se reconectar com o EU profundo, se colocando a disposição para ouvir o silêncio do seu coração e se conectar verdadeiramente aquilo que te faz vibrar. E nessa conexão profunda, onde não haverá dúvidas, seguir confiante manifestando a sua melhor versão, no caminho que só você poderá realizar.

Pare por alguns segundos em silêncio todos os dia, acolhendo o momento presente e reformule seus pensamentos na medida que for percebendo que eles não condizem com sua natureza. Somos levados há muito tempo acreditar em nossas limitações. Sim; elas existem. Porém, estamos aqui para ultrapassá-las no merecimento que alcançamos a cada expansão de consciência e devoção à nossa natureza, nossa essência.

Confie no seu processo

Nem tudo será como planejado, pois nem tudo está de acordo com o que necessitamos verdadeiramente. Seguindo nossos desejos podemos nos cegar diante das situações que nos completam e nos levam ao real crescimento pessoal e espiritual. O yoga nos convida a praticar o centramento e quando refletimos o sentimento de inteireza e plenitude, o que a mente não consegue ainda compreender, o coração já desperta e nos dá a direção certa. Acalme seu coração e confie na sua intuição. Estamos apegados na imagem que acreditamos ser e isso nos conduz por caminhos que tendem a nos distanciar da verdade. No caminho do autoconhecimento é comum os “nãos” seguidos da decepção por algo que não foi como desejamos. E isso acontece porque ainda estamos apegados a ilusão. Encontre o estado de presença serena, acalme o coração e se deixe conduzir à profundidade de sua natureza real e ali se permitir à restauração.

O yoga nos apresenta um caminho para o autoconhecimento, onde reconhecemos e compreendemos que a felicidade está dentro de nós e é uma questão de “ser”, longe do que muitos buscam fora, através do consumo desenfreado da matéria, que confere ilusoriamente a noção de poder. O yoga nesse sentido, nos convida sair da ilusão e expandir nossos horizontes para enxergar a vida com mais objetividade, adquirindo discernimento para seguir nos desafios que se apresentam e saber quando ultrapassá-los ou mudar a direção.

Permita-se revelar uma nova versão

No yoga somos convidados a vivenciar os ciclos – começo, meio e fim. Como também, aprender a fluir nos ritmos da vida, como um dançarino que sintoniza cada passo com seu corpo, em equilíbrio com o ritmo da música. Aqui, somos chamados para conduzir nossos passos com a plenitude de nossa real natureza e envolvido na própria luz, se movimentar em equilíbrio dinâmico por qualquer lugar que seja necessário. Algumas mudanças levam tempo que requer espera e transformação dos padrões negativos. Acolha essas transformações dissolvendo as reações seguindo os condicionamentos limitantes e busque a ação consciente no alinhamento com a essência. E assuma um novo olhar sobre si mesmo, se permitindo, independente do tempo-idade que se encontra, revelar uma nova versão, orgulhando-se da sua caminhada e amadurecendo a cada ação positiva que beneficia você e o todo.

Todas as fases são necessárias ao longo da nossa jornada. Não pule nenhuma etapa no achismo do ego, de quem se vê à frente do seu tempo. Existirão momentos que será essencial o recolhimento para reflexão e dissolução de crenças e atitudes, para então expandir novos horizontes. Um tempo de amadurecimento e crescimento, como uma metamorfose, onde abrimos asas para voar em direção às conquistas que estão nos aguardando. Cada um deverá escrever sua própria história, assumindo a responsabilidade de cada atitude e escolhas. Está em cada um a decisão de transformar pelo seu próprio esforço pessoal e alcançar sua verdadeira natureza. Se mova em direção ao que realmente faz sentido à sua evolução e seja o autor da sua trajetória.

Não desista de acreditar

Quando olhamos para trás, não para o passado, mas, para esse tempo que se transformou em superação, força, maturidade, responsabilidade, podemos nos sentir cansados. E não sabendo relaxar frente aos desafios, esgotamos nossa energia, sendo levados ao estresse. O yoga nos leva a despertar o poder interno para se manter centrado na real natureza, independente das adversidades externas. E ao manifestar nosso poder pessoal em cooperação com a teia da vida, dificuldades aparecem e estão atreladas às mudanças internas que passam por adaptações, as quais nem sempre estaremos prontos. Por isso, lembre-se que desafios e dificuldades são temporários e mesmo que o desânimo bata na sua porta, ao ser grato você fortalece o bem dentro de você e eleva sua energia para continuar o caminho. Abra um espaço interno de gratidão e reconheça suas conquistas sobre si mesmo em relação ao mundo externo, que nem sempre vai dialogar com a direção que escolheu seguir. Durante a jornada os desafios que surgirão vem para testar nossa entrega e devoção.

Aprenda a resignificar

Uma das funções do yoga é nos ajudar a encontrar o caminho da ação correta. Não se trata de certo ou errado, mas saber se guiar pelo fluxo da vida em alinhamento à ordem natural do universo. As mudanças que queremos passam por transformações e elas acontecem quando estamos dispostos e permitimos finalizar ciclos que já cumpriram seu propósito, como também deixar iniciar o novo na liberação sincera do que se encerrou. Quando aprendemos a reverenciar nossa essência divina, nossos processos seguem com naturalidade, em harmonia com o Todo.

Cure-se, retirando de dentro de você todo sentimento que contamina seu corpo e se permita purificar através do amor puro que pulsa em seu coração. Adoecemos pelas feridas que não cicatrizam corretamente nos impedindo muitas vezes de fazer as mudanças necessárias à nossa evolução. Procure expandir seus pensamentos nobres e fortaleça a energia de cura que está dentro de você, reconhecendo a unidade que sustenta nossas vidas. Vamos elevando nossa frequência na medida que aceitamos e nos aprofundamos em nossas relações internas e externas. Em um mundo adoecido é comum pessoas se sentirem incomodadas por você ser diferente. Julgamentos e críticas vão surgir e o yoga nos convida a conservar energia diante dessas pessoas e dissolver qualquer resistência ao fluxo da vida. Ao ultrapassar esses desafios, vamos naturalmente encontrando pessoas e situações que se alinham às nossas transformações. Alguns seguirão junto se transformando; outros não.

Se acolha no amor que está em ti

O pensamento é energia e quando está voltado para coisas positivas, elevamos nossa frequência e vibramos prosperidade e abundância. Mas, ao longo da jornada acumulamos sentimentos de limitação, inadequação e falta de liberdade, principalmente das expressões. A praticidade das relações materiais vai tomando conta do amor que está dentro de nós. E só ele é capaz de curar e transformar os condicionamentos e limpar a negatividade que nos cerca. Ao vibrar no amor, atraímos prosperidade. Atraímos o que é positivo para o nosso caminho de auto realização. Ao colocar o coração em destaque, expandimos a visão para enxergar as relações da vida sob outras perspectivas que a mente, por vezes, não concebe. E aqui reconhecer a unidade do Ser que transita por tantas adversidades nas relações materiais.

A prática do yoga quando não se limita somente a prática física, nos conduz a olhar para dentro e reconhecer nossa energia e nossa essência. Essa identificação pode causar instabilidade por ser um caminho que nunca ousamos percorrer e nossa evolução se encontra nos desafios. E lembre-se que toda mudança requer atitudes diferentes e uma disposição maior para conceber o novo. Naturalmente mudanças começam a interagir com o caminho, que se renova a cada resultado da sua dedicação em transformar sua existência. Não se cobre demais e aceite cada fase que se inicia com as mudanças que promoveu.

É fato que a cada experiência damos um salto no processo de evolução. Quando estamos centrados em nosso desenvolvimento pessoal e espiritual e despertando diariamente a consciência, nos tornamos seres humanos integrados e dispostos ao equilíbrio da vida. Se este é o seu caminho, alegre-se pois é chegado o momento de colher o que vem semeando e nutrindo em sua vida. Tenha paciência com o próprio processo, reconhecendo as superações das dificuldades e permita-se se descobrir a partir das transformações que está realizando. Procure expandir as fronteiras do coração equilibrando o dar e o receber, pois é aqui que muitas vezes deixamos de nos amar. O yoga nos convida a cultivar a comunhão entre todos os seres, acolhendo as diferenças com respeito e compaixão. E isso acontece quando nos amamos com o mesmo respeito e compaixão.

Não tenha pressa.

Cada vez que aceleramos os processos, somos conduzidos pela ansiedade e deixamos de reconhecer o que está acontecendo no plano mais sutil. Cada passo que você dá alinhado com a respiração consciente, te conduz com segurança na sua jornada e te impulsiona rumo a sua realização.

Permita-se confiar na sua intuição e agradeça.

Ao agradecer, reconheça pela oportunidade que lhe foi dada para estar aqui e evoluir através das suas experiências materiais. Por isso, não se perca no caminho e persista em suas ações conscientes alinhadas com os valores universais. Continue oferecendo o seu melhor, fortalecendo sua integridade e a sua vontade.

Agradeça;

não pelo que ganhou,

mas pelo que te faz

crescer,

realizar,

evoluir e contribuir para a harmonia do Todo.

Ale Teixeira (Yoga Vivência)


Outros artigos


clique na imagem
clique na imagem
clique na imagem


Deixe um comentário