Prática, Respiração, yoga vivência

Ujjayi Pranayama

A palavra Ujjayi significa “vitorioso” e é um pranayama considerado relaxante, com efeito importante de aquecimento do corpo e muito utilizado durante a prática de asanas, facilitando principalmente os movimentos do corpo durante a transição entre posturas. Também ajuda na concentração, atenção, controle da respiração, levando à interiorização. Também se traduz como “aquilo que limpa a garganta e dá domínio sobre a área do peito”.

Consiste em respirações profundas, fluxo suave e uniforme, realizando uma leve contração da glote (abertura entre as cordas vocais na parte superior da traqueia), diminuindo a passagem do ar. Esta ação leva a um ruído suave e uniforme na garganta, produzindo um forte som sibilante. A ação se assemelha a quando você boceja, porém nesse caso, a boca permanece fechada. Outro exercício que você pode realizar para entender o processo é experimentar soltar o ar pela boca e sussurrar um longo som “raaaaa”. Em seguida realize com a boca fechada enquanto emite o mesmo som, inspirando em seguida com a mesma sensação na garganta, mantendo a inalação e exalação pelas narinas. Pode ser praticado em pé, sentado ou deitado.

Praticando ujjayi os pulmões são expandidos e o peito infla como o “de um orgulhoso conquistador”. “Esta prática oxigena os pulmões, remove o muco, dá resistência, tranquiliza os nervos e tonifica todo o sistema.” (Iyengar – Luz sobre o Yoga)

É possível realizar algumas variações, como a inspiração pela garganta e expirar somente por uma narina, fechando a outra. A esta denomina-se de anuloma ujjayi. Outra que é viloma ujjayi, deve-se inspirar pela narina e exalar pela garganta.

Para realizar o pranayama deve-se sempre procurar primeiramente um professor para as orientações e dúvidas que surgem no caminho.

Sente-se em postura firme e confortável. Feche os olhos e observe a sua respiração sem realizar qualquer tipo de esforço ou condução especial. Perceba durante esse tempo o seu relaxamento na postura e estabilidade do corpo.

Leve sua atenção para a região da garganta e sinta o ar entrando e saindo pela garganta, conforme as informações acima. A glote deve estar levemente contraída. Procure levar sua atenção para o som que emite. A respiração deve seguir de forma suave e profunda. Você perceberá também uma leve contração do abdômen ao longo de toda a inalação. Lembrando que a expansão do abdômen se dá na respiração completa e aqui estamos falando de uma técnica específica, de um pranayama. É comum também o praticante contrair os músculos faciais, que não tem nenhuma utilidade e deve ser evitado para não criar tensões nessa região.

Antes de levar ujjayi para a prática de asanas, tenha certeza que se sente seguro e confortável na realização do pranayama.


Referências

  • O Coração do Yoga (T. K. V. Desikachar)
  • Luz sobre o Yoga (B. K. S. Iyengar)
  • Pranayama (Swami Kuvalayananda)
  • Meditando com o yoga (Stephen Sturgess)
  • Apostila de formação (Tales Nunes)

Todos os Artigos

Deixe um comentário